5 dicas essenciais para um controle de ponto eficiente

Controlar com rigor o ponto de empregados é fundamental para empresários que buscam evitar dores de cabeça, prejuízos e problemas com a lei. A prática eficiente permite a obtenção de evidências documentais referentes a horários cumpridos, faltas, atrasos e férias. Porém, você sabe como efetivar tal gestão com sucesso?

Se deseja otimizar processos e desenvolver um trabalho com bons resultados, este post foi feito para você! Apresentaremos 5 dicas para auxiliá-lo na difícil tarefa de fazer um controle de ponto eficiente, com o intuito de gerar segurança jurídica e evitar complicações relacionadas à administração de colaboradores. Acompanhe!

As diferentes maneiras de controle de ponto

Para gerir pontos, são várias as opções disponíveis no mercado: relógio cartográfico, livro de ponto, ponto eletrônico, entre outros. Entenda melhor sobre as duas opções mais utilizadas pela maioria dos empresários:

Folha de Ponto

Simples e de baixo custo, a folha de ponto é geralmente a opção de empresas que remuneram seus empregados pela hora trabalhada. Em um documento criado especialmente para este fim, o próprio empregado registra manualmente os horários de início e de finalização de suas atividades. Ademais, o registro pode ser feito dentro da própria empresa ou em qualquer lugar onde haja a prestação de serviços, inclusive externamente.

Leitura biométrica

Relógios de ponto com leitura biométrica são aqueles que registram o horário de entrada e saída do empregado a partir do reconhecimento de sua digital e permitem a impressão de um recibo da marcação (exceto para empresas que possuem autorização diversa, de acordo com a Portaria nº 373 do Ministério do Trabalho e Emprego). 

5 dicas essenciais para um controle de ponto eficiente

A fim de controlar o ponto de colaboradores com eficiência, deve o administrador tomar certas medidas, sempre tendo em vista o cumprimento das normas da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e do MTE. Entenda:

1. Utilize a tecnologia a seu favor

Sistemas eletrônicos de controle de ponto (especialmente com aplicativos online) garantem mais precisão e rapidez à marcação e conferência de atividades, sendo altamente indicados para empresas que buscam alta segurança jurídica. Afinal, fornecem relatórios, provas e documentos com rapidez e baixo investimento financeiro.

2. Esteja atento à legislação

Em 2009, com a edição da Portaria 1.510, o Ministério do Trabalho e Emprego disciplinou a utilização de ponto eletrônico, sendo que, desde então, sua utilização está condicionada à atenção aos termos da referida portaria, sujeitando-se as empresas que a descumprem à invalidação dos seus controles e aplicação de multas.

3. Estabeleça metas

Estabeleça metas para o controle de ponto e tenha como prioridade seu cumprimento. É necessário otimizar o gerenciamento dos pontos, especialmente para empresas que adotam banco de horas e precisam estar atentas aos prazos de compensações de horas.

4. Solicite relatórios de colaboradores externos

No caso de empregados que trabalham em local diverso da sede da empresa, é interessante a análise periódica dos controles, permitindo que eventuais correções ou problemas relacionados ao ponto sejam solucionados assim que surgirem.

5. Divida responsabilidades

É claro que o setor de RH/DP é, em regra, o principal responsável pela avaliação dos registros efetuados no ponto. Entretanto, o controle das atividades deve ser responsabilidade de todo gestor e de cada trabalhador.

Os gestores devem ser conscientizados de que a gestão do tempo de trabalho dos seus liderados é a primeira forma de garantir eficiência com economia para as empresas, e, para tanto, devem conhecer as regras legais de jornada e aquelas relacionadas às marcações de ponto. Os empregados também precisam entender que o cumprimento das normas da empresa para marcação de ponto é atribuição que, se descumprida, pode lhes render punições disciplinares.

E então, já está pronto para aplicar nossas dicas e otimizar o controle de ponto em seu negócio? Compartilhe este texto em suas redes sociais e permita que seus contatos também tenham um controle mais eficiente!

Melo Campos Advogados

Data: 05/05/2017

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"